Notícias

Notícias

Câmara Municipal homenageia Fundação Padre Albino pelos 100 anos em sessão solene
Eric Ribeiro
sexta, 26 de junho, 2026

A Câmara Municipal de Catanduva realizou, na noite da última quinta-feira, 25 de junho, sessão solene em homenagem aos 100 anos da Fundação Padre Albino. A iniciativa foi proposta pelo presidente da Câmara, vereador Marcos Crippa, e aprovada por unanimidade pelos parlamentares, reconhecendo a trajetória centenária da instituição e sua contribuição nas áreas da saúde, educação e assistência social. A cerimônia reuniu autoridades, conselheiros, colaboradores, profissionais da saúde, representantes da FPA e membros da comunidade.

Ao abrir a solenidade, Marcos Crippa destacou que a Fundação Padre Albino representa um dos maiores legados de Catanduva e que essa homenagem simboliza o reconhecimento justo que a instituição merece. "Hoje, esta Casa de Leis não se reúne apenas para cumprir uma formalidade regimental. Estamos aqui para realizar um ato de profunda justiça e reverência à própria identidade da nossa cidade. Celebrar o centenário da Fundação é celebrar o que a nossa cidade tem de melhor: a sua capacidade de acolher, de cuidar e de transformar a dor em esperança. É motivo de orgulho saber que a história do nosso município não é escrita apenas pelo traçado do asfalto ou pela frieza das leis que votamos nesta Casa. Ela é construída, dia após dia, há exatamente um século, em cada leito de hospital, em cada sala de aula e em cada gesto de acolhimento. O Legislativo e a Fundação caminharão de mãos dadas, porque proteger esta obra é blindar o futuro dos nossos filhos e a velhice dos nossos pais", afirma.

O prefeito de Catanduva, padre Osvaldo de Oliveira Rosa, enalteceu o legado de Padre Albino e destacou a relevância da Fundação para a história e o desenvolvimento do município. "Catanduva celebra 108 anos de sua instalação como município, em 14 de abril de 1918. Apenas quatorze dias depois, em 28 de abril de 1918, chegava à nossa cidade o Venerável Padre Albino Alves da Cunha e Silva. Não chegava apenas um sacerdote. Chegava um pastor que compreendeu que evangelizar também significava cuidar da vida, aliviar o sofrimento, educar, acolher e promover a dignidade humana. Como prefeito, quero expressar a gratidão do povo catanduvense por essa história de parceria, compromisso e cuidado com as pessoas. Essa é uma trajetória que seguirá caminhando com o município, construindo um futuro de esperança", pontuou.

Emocionado, Adriano César de Araújo, secretário municipal de Saúde e docente do curso de Administração da UNIFIPA, agradeceu à Fundação Padre Albino pelos serviços prestados à comunidade e pela contribuição em sua trajetória profissional. "Eu tenho 30 anos na área da saúde. Comecei em dezembro de 1995, no Hospital Padre Albino, como atendente de enfermagem. Os primeiros passos da minha trajetória profissional foram dentro da Fundação. Permaneci até 1999 e, anos depois, voltei a ter contato com a instituição, desta vez na área da educação. Fiz minha primeira pós-graduação na UNIFIPA e, hoje, tenho a alegria de ministrar aulas no curso de Administração. A Fundação faz parte da minha história. Só tenho a agradecer", enfatiza.

Representando a Fundação Padre Albino, o presidente do Conselho de Curadores, Dr. José Carlos Rodrigues Amarante, agradeceu a homenagem da Câmara Municipal e ressaltou o significado do reconhecimento para a instituição. "Recebemos esta homenagem com elevada honra, profunda gratidão e sincera emoção. Celebrar os 100 anos é reconhecer uma trajetória construída com trabalho, espírito de serviço, responsabilidade social e compromisso permanente com a dignidade humana. Mais do que um tributo ao passado, este reconhecimento renova nossa responsabilidade de preservar esse legado e continuar servindo à comunidade", destacou.

Ao término da solenidade, o diretor-presidente da Diretoria Executiva da Fundação Padre Albino, Reginaldo Donizeti Lopes, ressaltou o orgulho de participar de um momento histórico para a instituição. "É uma honra poder presenciar essa homenagem. Todos que fazem parte dessa história devem se orgulhar do legado tão bonito e grandioso construído ao longo de 100 anos. Nosso sentimento é de profunda gratidão ao presidente Marcos Crippa e à Câmara Municipal por esse reconhecimento", ressalta.

O médico do corpo clínico da Fundação, Dr. Sinval Malheiros, comentou a importância da homenagem e relembrou a convivência com Monsenhor Albino nos primeiros anos de sua carreira. Segundo ele, o fundador da instituição tinha como prioridade garantir que ninguém deixasse o hospital sem atendimento e demonstrava um cuidado especial com as pessoas em situação de vulnerabilidade. "Ele dizia: 'Não deixe ninguém sem atender'. Mesmo quando o hospital estava lotado, encontrava uma forma de acolher quem precisava. Era uma pessoa profundamente humana, preocupada com quem mais necessitava", relembra. Dr. Sinval destacou ainda que o legado deixado por Monsenhor Albino permanece vivo na atuação da Fundação. "Hoje vemos uma instituição que cresceu, tornou-se universidade e atende Catanduva e outros municípios do noroeste paulista com qualidade. Isso mostra que o sonho de Padre Albino permaneceu vivo. Tenho certeza de que essa homenagem é mais do que justa", afirmou.

Como último ato da cerimônia, o presidente da Câmara, Marcos Crippa, os vereadores e representantes da Fundação, descerraram a placa em homenagem aos 100 anos. O momento contou com a participação do padre Sylvio Fernando Ferreira, sucessor do Monsenhor Padre Albino na Paróquia São Domingos.

Foto: Divulgação FPA