
O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Catanduva realizou, na quarta-feira, 17 de dezembro, encontro voltado aos médicos e profissionais da Atenção Primária à Saúde dos 19 municípios atendidos pela unidade. A iniciativa teve como foco a apresentação e discussão das novas Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial 2025, com o objetivo de tratar algumas alterações e aprimorar o conhecimento técnico e as habilidades práticas dos profissionais de saúde no manejo e tratamento de uma das condições crônicas mais prevalentes e desafiadoras da prática clínica.
O evento foi promovido pela equipe de Matriciamento do AME com a participação do cardiologista Dr. Talles de Azevedo Pinto, responsável por conduzir as abordagens sobre as atualizações das diretrizes. Segundo o especialista, a nova diretriz traz um olhar mais preventivo e proativo sobre a doença. “A nova diretriz tem como objetivo identificar indivíduos em risco e incentivar intervenções mais proativas, a fim de prevenir a progressão para um quadro de hipertensão. O evento tem o sentido de contribuir para a melhoria dos desfechos clínicos dos pacientes com hipertensão arterial atendidos na Atenção Primária à Saúde”, destacou Dr. Talles.
Durante o encontro foram abordados os temas ‘Hipertensão Arterial: Nova Diretriz Brasileira 2025’, com foco no início do tratamento e na solicitação de exames diagnósticos; ‘Dislipidemia’ e ‘Discussão de casos clínicos cardiológicos’.
Um dos avanços destacados nas novas diretrizes é a inclusão, pela primeira vez, de capítulo dedicado às melhores práticas no cuidado de pessoas com hipertensão na Atenção Primária à Saúde (APS), no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). O texto, de autoria do cardiologista Carlos Alberto Machado, da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP), reforça o papel estratégico da APS no enfrentamento da doença.
“Pela primeira vez tem um capítulo sobre as melhores práticas no cuidado das pessoas com hipertensão arterial voltado aos profissionais de saúde na Atenção Primária à Saúde no SUS. Outro ponto importante ressaltado na nova diretriz é o cuidado humanizado, que reforça o atendimento na atenção primária, destacando práticas que favorecem a escuta qualificada, o respeito às preferências do paciente e o estímulo à adesão terapêutica por meio de educação em saúde e apoio psicossocial”, completou Dr. Talles.
O gerente médico do AME Catanduva, Dr. Rogério Lima Duarte, ressaltou a importância da iniciativa como parte do compromisso da unidade com a qualificação da rede de saúde. “Nossa preocupação vai além de oferecer serviços especializados à população. Buscamos também estreitar continuamente os laços com os profissionais da Atenção Primária, que são fundamentais nesse processo, pois fazem a ligação direta entre o paciente e o AME. Fortalecer essa parceria é essencial para garantir cuidado mais integral, resolutivo e humanizado”, afirmou.
Fotos/Divulgação AME
