Profissionais receberam orientações sobre o uso da ferramenta do programa São Paulo, São Libras.
O AME Catanduva promoveu, no dia 30 de setembro, encontro com sua equipe de colaboradores voltado ao fortalecimento das práticas de humanização no cuidado aos pacientes. A iniciativa faz parte das ações do Plano Institucional de Humanização (PIH) e integra o programa contínuo de capacitação da unidade.
Como foco da ação: a Política de Atendimento, o objetivo é orientar os profissionais a oferecerem acolhimento digno, respeitoso e individualizado, considerando as crenças, diferenças culturais, limitações e escolhas pessoais de cada paciente e seus acompanhantes.
A condução do treinamento foi realizada por Jaqueline Brambila, gerente de enfermagem do AME, que destacou a importância de abordagens corretas no dia a dia:
“Cada paciente é único, com sua própria história, valores e necessidades. Nosso papel é acolher com empatia e respeito, garantindo que todos se sintam ouvidos e amparados. Atender com dignidade é mais do que um dever profissional, é um compromisso humano”, ressaltou.
Também participaram do encontro as assistentes sociais Rúbia Boschin e Yanna Débora Ferreira Saraiva, que compartilharam experiências e práticas voltadas ao atendimento inclusivo e humanizado, reforçando a importância da escuta ativa e da valorização da diversidade.
Programa São Paulo, São Libras - Durante a capacitação, os profissionais ainda receberam orientações sobre o uso da ferramenta do programa São Paulo, São Libras, que disponibiliza intérpretes de Libras em tempo real, por videochamada, para facilitar o atendimento gratuito e acessível a pessoas surdas. “A tecnologia amplia a comunicação entre equipes de saúde e pacientes, assegurando mais equidade e qualidade na assistência. Com esse trabalho de formação contínua, conseguimos oferecer atendimento cada vez mais humano, inclusivo e seguro à população”, ressaltou Karulini Polo, gerente administrativa do AME Catanduva.
Fotos/Divulgação