Notícias

Notícias

Vigilantes do AME aprendem técnicas para abordagem em situações de risco
Alan Gazola
terça, 19 de agosto, 2025

No último dia 14 de agosto, o AME Catanduva promoveu capacitação voltada para vigias e porteiros da unidade, com foco em mobilização e abordagem em situações de vulnerabilidade, especialmente aquelas que envolvem porte de armas brancas ou de fogo.

O treinamento, que incluiu aulas teóricas e práticas, foi ministrado pelo vigilante da unidade Agnelo Fernandes de Souza, que possui formação em armas não letais e defesa pessoal. Segundo ele, a iniciativa buscou compartilhar experiências e práticas seguras para atuação em cenários de risco. “O objetivo é passar para a equipe noções práticas para reagir de forma segura à possíveis situações de risco que envolvam porte de armas de fogo ou arma branca dentro da unidade”

A capacitação faz parte dos requisitos de qualidade da Organização Nacional de Acreditação (ONA), que recentemente concedeu ao AME o Selo Pleno – nível II. O treinamento contribui para o preparo técnico das equipes, assegurando padrão de atuação diante de crises.

Para Dalize Ribeiro, supervisora de Recepção do AME, a ação fortalece a segurança institucional. “Situações com armas representam riscos à segurança de pacientes, colaboradores e acompanhantes em instituições de saúde. O treinamento, além de fortalecer o gerenciamento, promove ambiente mais seguro e preparado para o manejo adequado de crises. Além disso, atua como ferramenta de educação permanente, um dos pilares da ONA para a manutenção da qualidade e excelência do AME”, ressaltou.

Fotos/Divulgação