O AME Catanduva criou oficialmente o Comitê de Experiência do Paciente. A iniciativa tem como foco principal orientar e informar os usuários durante toda a sua permanência na unidade, promovendo ambiente de cuidado mais seguro, acolhedor e empático. O comitê foi apresentado aos colaboradores nos dias 28 e 29 de julho, durante treinamento interno conduzido pela assistente social Rúbia Rinaldi Boschin. Ao todo, 66 profissionais participaram da capacitação, que destacou a importância do comitê e o papel de cada integrante da equipe para oferecer a jornada de cuidado mais qualificada aos pacientes.
Segundo Rúbia, a jornada do paciente engloba todas as etapas vividas no serviço de saúde: desde a identificação da necessidade de cuidado, passando pelo agendamento, acolhimento, espera, atendimento, alta e até o momento do feedback. “Cada fase é essencial para garantir experiência satisfatória. O comitê atuará justamente no fortalecimento de cada uma dessas etapas, com foco na escuta ativa, empatia e atendimento humanizado”, explica.
Entre os principais objetivos do Comitê estão a oferta de orientações e informações claras aos usuários, a criação de canais eficazes de comunicação para o recebimento de feedbacks e a utilização dessas avaliações como instrumento estratégico de melhoria contínua dos serviços prestados.
“Com a valorização da experiência de cada paciente o AME fortalece a excelência no atendimento, promovendo o cuidado mais sensível, respeitoso e centrado nas necessidades humanas”, finalizou.
Fotos/Divulgação