Na última segunda-feira, 30 de junho, o AME Catanduva promoveu simulado de emergência contra incêndio. A atividade marcou o encerramento das ações do Plano de Emergência do primeiro semestre de 2025 que reforçam as ações para segurança de pacientes, colaboradores e frequentadores da unidade. O treinamento foi coordenado pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) e pela Brigada de Incêndio do AME, tendo a participação de 11 brigadistas em formação para o ciclo 2025/2026.
Seguindo o cronograma semestral de segurança, o foco da simulação foi a evacuação total da edificação, com o objetivo de preparar a equipe para situações reais de emergência e facilitar o acesso de socorristas como o Corpo de Bombeiros e o SAMU. Durante o exercício, a energia elétrica da unidade foi propositalmente interrompida para criar ambiente de crise mais próximo da realidade. Foram simulados dois cenários críticos: uma vítima com fraturas múltiplas causadas por queda e outra com politraumatismo. Os procedimentos de resgate envolveram o uso de prancha rígida e cadeira de rodas, seguindo protocolos técnicos de atendimento.
“Colocamos em prática os conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas da nossa equipe da Brigada de Incêndio. Acionamos o alarme e os brigadistas estavam a postos no ponto de encontro externo”, afirmou William Fernandez, técnico de segurança do trabalho e chefe da brigada do AME Catanduva.
Com treinamentos realizados a cada seis meses, o AME busca aprimorar continuamente a capacidade de resposta de sua equipe frente a situações de risco. “Assim promovemos o ambiente cada vez mais seguro e preparado para emergências”, finaliza William.
Fotos/Divulgação