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AME desenvolve minicurso Desenvolvimento de competências
Mauro Assi
terça, 18 de março, 2025

O Ambulatório Médico de Especialidades/AME Catanduva encerrou em janeiro último minicurso voltado ao desenvolvimento de competências. Iniciado em setembro de 2024 e ministrado na própria unidade pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) da Fundação, o minicurso disponibilizou vários horários para participação da maioria dos colaboradores.

A gerente administrativa do AME, Karulini Polo, informou que em 2024, por meio do Plano Institucional de Humanização, foi identificada a necessidade de aprimorar a cortesia no ambiente de trabalho. Como ação estratégica e em parceria com o Núcleo de Educação Permanente da Fundação foi desenvolvido esse minicurso que abordou os seguintes temas: Atendimento ao Cliente e Cortesia no Trabalho; Inteligência Emocional; Comunicação não violenta; A importância do feedback nas Organizações e Ética e Postura Profissional, com a participação em todos eles de 260 colaboradores.

De acordo com a gerente de enfermagem, Jaqueline Brambila, “a iniciativa visou promover ambiente organizacional mais respeitoso, ético e acolhedor, fortalecendo as habilidades interpessoais e profissionais dos colaboradores”.

No final do curso os colaboradores receberam o Manual de Desenvolvimento de Competências, elaborado pelo Núcleo de Educação Permanente, bem como certificado de conclusão.

 

DESCRIÇÃO/OBJETIVOS DE CADA TEMA TRABALHADO.

 

Atendimento ao Cliente e Cortesia no Trabalho: Aprimorar a importância do atendimento humanizado, empatia e cortesia no ambiente de trabalho, proporcionando experiência positiva para os pacientes, desenvolvendo serviço de qualidade e clima organizacional mais harmonioso.

 

Inteligência Emocional: Desenvolver competências para identificar e gerenciar emoções, melhorando a comunicação, a colaboração em equipe, a resolução de conflitos e o bem-estar emocional no local de trabalho.

Comunicação Assertiva e Não Violenta: Habilitar os colaboradores a se comunicarem de maneira clara, objetiva, respeitosa e eficaz, minimizando mal-entendidos e aprimorando os vínculos com clientes, tanto internos quanto externos.

Comunicação e Feedback nas Organizações: Demonstrar a importância da comunicação clara e do feedback construtivo para melhorar o desempenho individual e coletivo, fortalecendo o engajamento e a produtividade.

Ética e Postura Profissional: Refletir sobre princípios éticos e comportamentos adequados no ambiente de trabalho, promovendo responsabilidade, respeito e compromisso com a qualidade do atendimento e excelência no serviço.