Notícias

Notícias

AME Catanduva conclui ciclo de visitas na região com o programa ‘Dia D’
Alan Gazola
quarta, 11 de dezembro, 2024

O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Catanduva concluiu seu calendário de visitas na região com o programa ‘Dia D’ de matriciamento. As últimas reuniões foram nas cidades de Palmares Paulista e Sales, onde a equipe do AME promoveu ações voltadas à capacitação de profissionais de saúde e ao atendimento da população.

Na primeira semana de dezembro, a equipe esteve na unidade Estratégia Saúde da Família II Wellington Ricardo da Costa, em Palmares Paulista, para o ‘Dia D em Dermatologia’. Esta atividade teve como foco a conscientização sobre o Dezembro Laranja, mês dedicado à prevenção do câncer de pele. A médica dermatologista do AME, Dra. Viviane Mazocco, liderou os atendimentos. “Realizamos o matriciamento com o paciente presente. Nosso intuito é orientar e esclarecer aos médicos da Estratégia de Saúde da Família a forma de conduzir e encaminhar para a referência, como o AME, pacientes com quadro de investigação e diagnósticos dermatológicos, tornando o processo muito mais ágil”, explicou Dra. Viviane.

Em seguida, no dia 10 de dezembro, o município de Sales recebeu o ‘Dia D em Neurologia’, realizado na Unidade Básica Saúde da Família Pedro João Nardachione para capacitar os médicos e referenciar pacientes com queixas neurológicas. A médica neurologista do AME, Dra. Laura Montouro, conduziu as consultas, que incluíram discussões práticas sobre condições neurológicas. “Trata-se não apenas de aprendizado; o matriciamento representa a melhoria da qualidade dos serviços de saúde, no caso a neurológica, oferecidos à comunidade da região referenciada pelo AME Catanduva, garantindo assim cuidado mais eficaz e abrangente”, esclareceu a médica.

Para a equipe de matriciamento, o projeto ‘Dia D’ tem sido fundamental para promover a troca de experiências entre os profissionais de saúde e para aprimorar as ações na região. Dr. Rogério Duarte, médico do matriciamento do AME, destacou que a participação ativa dos profissionais nas visitas é essencial para o sucesso do projeto. “O ‘Dia D’ tem o objetivo de, além de levar conhecimento sobre diversas áreas da medicina no atendimento à Atenção Básica, também acolher e compartilhar as dificuldades vividas pelos profissionais dessas unidades para aprimorar as ações de saúde na região”.

Fotos/Divulgação