Profissionais da região aprimoram procedimentos internos em atendimentos de Pneumologia.
O Ambulatório Médico de Especialidades de Catanduva promoveu capacitação para 20 profissionais médicos da rede de Atenção Primária de 19 municípios. A atividade foi organizada pela equipe de Matriciamento, com o tema "Doenças Obstrutivas Respiratórias/Espirometria", e teve como palestrante o médico pneumologista Dr. Renato Macchione.
O objetivo principal do treinamento foi aprimorar o atendimento dos profissionais da área de saúde no diagnóstico e tratamento das doenças respiratórias. Durante o evento, Dr. Renato esclareceu dúvidas e destacou a importância da troca de experiências entre as unidades presentes para garantir o atendimento mais preciso e completo aos pacientes. “É fundamental desenvolvermos essa troca de conhecimento, especialmente no âmbito regional, para que possamos atender aos pacientes com excelência nas unidades de saúde. Muitas vezes, as pessoas procuram especialistas em consultórios sem saber que já podem encontrar atendimento adequado e gratuito em sua própria unidade de saúde”, afirmou o pneumologista.
Além disso, Dr. Renato ressaltou o trabalho de matriciamento realizado pelo AME, que capacita as equipes de saúde locais e da região. “Na parte respiratória, as equipes das Unidades Básicas de Saúde, por intermédio do AME, estão muito bem preparadas e adequadas para atender à população”, destacou o especialista.
O AME Catanduva realiza capacitações mensalmente, com foco em diferentes especialidades médicas. Através do projeto "Dia D", essas ações abrangem as unidades básicas de saúde das cidades atendidas pela unidade, com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços prestados à população.
Dr. Rogério Duarte, gerente médico da unidade, explicou a importância do apoio matricial no contexto regional. “O matriciamento surgiu para superar a fragmentação da rede assistencial de saúde. Ele visa criar a maior proximidade entre os ambulatórios e os municípios, funcionando como canal de comunicação eficiente entre os setores primário e secundário. Nosso objetivo é auxiliar na elaboração de estratégias que otimizam o cuidado e a administração dos serviços de saúde, sempre priorizando o bem-estar dos pacientes”, afirmou Dr. Rogério.
Fotos: Comunicação FPA