Notícias

Notícias

AME aborda assédio moral e sexual no trabalho com seus colaboradores
Alan Gazola
segunda, 07 de outubro, 2024

Com a Lei 14.457, as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes/CIPA adquirem a responsabilidade adicional de prevenir e combater o assédio moral, sexual e outras formas de violência no trabalho, além de promover ambiente profissionais seguro e inclusivo para as mulheres.

Para fortalecer essas diretrizes, a CIPA do AME Catanduva promoveu na última semana rodada de palestras com seus colaboradores com o tema “O papel da CIPA na prevenção ao assédio”. A comissão convidou a advogada trabalhista Dra. Marcela Filippelli Rodrigues que falou sobre as formas de assédio no ambiente de trabalho. “O objetivo primordial foi orientar os colaboradores sobre os efeitos nocivos dessa prática tanto para si próprios, como para a empresa, que nessa situação vê o rendimento e a produtividade desses funcionários caírem. Além do conceito do assédio moral foram dados alguns exemplos de condutas que caracterizam o assédio. O papel da CIPA passa a ser de prevenção e comando”, explicou a advogada.

Na segunda rodada, o coordenador de Treinamento e Desenvolvimento da Fundação Padre Albino, Deniz Simiel, orientou os colaboradores sobre os canais de comunicação oferecidos pela Fundação para a denúncia dos casos envolvendo assédios, que podem ser caracterizados por situações recorrentes que expõem o colaborador a circunstâncias constrangedoras, vexatórias, abusivas e ofensivas à moral da pessoa, partindo de qualquer membro da equipe, desde chefes a colegas. “Para isso temos o canal de atendimento online ‘Alô Ética’ em todos os sites das nossas unidades. O canal, administrado por empresa terceirizada, é utilizado para denúncias de condutas que não cumpram com os princípios éticos, íntegros e transparentes ou que desrespeitem o Regulamento Interno da FPA e a legislação vigente”, frisou o coordenador.

De acordo com Analu Pinto, presidente da gestão 2024 da CIPA no AME, é essencial informar, conceituar e atualizar o assunto com os profissionais. “Essa palestra fortalece o trabalho que já desenvolvemos na unidade desde que a lei foi institucionalizada”, disse.

Fotos/Divulgação