A alimentação saudável não depende apenas das escolhas dos alimentos e das quantidades adequadas, mas também da higienização, do preparo e do modo de armazenamento. Quando os alimentos não são higienizados de forma adequada, a probabilidade de contaminação alimentar por microrganismos patogênicos (que faz mal à saúde), como bactérias, fungos, protozoárias e vermes são grandes, aumentando o risco do aparecimento de várias enfermidades denominadas toxi-infecções alimentares.
Dicas de atitudes corretas e cuidados em geral
Na hora da compra: evitar comprar latas aparentemente danificadas(estufadas, amassadas, com furos e enferrujadas). Dar preferência aos alimentos dos períodos de safras, pois estarão frescos e oferecerão melhor qualidade, além de estarem mais acessíveis e baratos. Verificar a data de validade do produto e o prazo de conservação após abertura da embalagem.
No armazenamento: os locais de armazenamento (armários ,prateleiras) devem ser limpos com frequência; no mínimo duas vezes por semana. Na hora da limpeza, a despensa deve ser esvaziada e limpa com pano úmido, detergente e álcool e, em seguida, com um pano seco, para que sejam afastados insetos.
Cuidados na cozinha: a lata de lixo deve estar sempre bem fechada, contendo saco plástico para facilitar a retirada do lixo, e ser lavada com frequência, trocar com frequência os panos de prato e lavar os que são utilizados na limpeza da cozinha.
Na manipulação: higienizar sempre as mãos antes de tocar nos alimentos, tanto no preparo como no consumo. Os alimentos devem ser muito bem lavados, principalmente os vegetais folhosos, eles devem ser lavados em água corrente esfregando-se suavemente com as pontas dos dedos toda a superfície.
Evelin Cabrera da Silva Rapanhani
CRN3 35084