Eventos

Aniversário AME Catanduva 4 anos

 

AME CATANDUVA COMPLETA 4 ANOS COM DESTAQUE À QUALIDADE DO SEU ATENDIMENTO




            O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Catanduva completou neste dia 06 de julho quatro anos de inauguração.

             Inaugurado oficialmente pelo governador Geraldo Alckmin no dia 06 de julho de 2012, o AME Catanduva entrou em funcionamento no dia 20/06/2012 sob a administração da Fundação Padre Albino. Com modelo de gestão das chamadas OSS (Organização Social de Saúde) a administração local do AME implantou novos processos de trabalho apoiados em um parque tecnológico amplo e de ponta, visando agilidade e eficiência no atendimento aos usuários, sem esquecer o investimento do Governo do Estado nas modernas e confortáveis instalações, visando o bem-estar de todos, inclusive com espaço próprio para crianças atendendo a Política Estadual de Humanização.

             Criado para atender a população SUS de Catanduva e mais 18 municípios da região, o AME tem por missão atuar como centro de diagnóstico multiprofissional de média complexidade com ênfase em oftalmologia e com eficiência na aplicação dos recursos públicos. “Atuando com responsabilidade social, o AME Catanduva desenvolveu várias campanhas de prevenção de doenças, preservação do meio ambiente, de energia elétrica e água”, informou Renata Rocha Bugatti, gerente administrativa da unidade. “Nossos funcionários e colaboradores trabalham com satisfação e buscam constantemente agregar valores na prestação de serviço com excelência e prazer de servir, além do atendimento humanizado, com qualidade, efetividade e trabalho em equipe”, completou.

             De acordo com Renata, em números absolutos, fechados no último mês de Junho, o AME, nesse período, atendeu a 146.956 consultas médicas, 45.539 consultas não médicas, 421.374 exames e 7.594 cirurgias. Ela ressalta que deve-se levar em consideração as dificuldades iniciais de instalação, principalmente a falta de conhecimento da rede municipalizada quanto ao correto encaminhamento dos pacientes. “Esses são números expressivos sem dúvida; mostram que, muito mais do que indicadores, a unidade está preparada para prestar assistência especializada na sua área de atuação, proporcionando atendimento digno, ético, humanizado e seguro à população referenciada”, comemorou.

             Hoje o AME Catanduva já atende a 21 especialidades: acupuntura, anestesiologia, cardiologia, cirurgia geral, cirurgia vascular, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia clínica, ginecologia, mastologia, neurologia adulto, neurologia pediátrica, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, pneumologia, reumatologia, urologia, nutrição, enfermagem e fisioterapia. Além disso, realiza exames tais como: audiometria, broncoscopia, colonoscopia, polipectomia endoscópica, densitometria óssea, eletroencefalograma, eletroneuromiografia, mamografia, espirometria, raio-X, ultrassonografia, PAAF de próstata-mama-tireóide, nasofibroscopia, holter, MAPA. Ecocardiograma, teste ergométrico, avaliação urodinâmica, Doppler vacular, exames laboratoriais de análises clínica e potológica. Realiza, ainda, cirurgias dermatológicas, pequenas cirurgias, catarata, calázio, triquíase e pterígio.

             A Secretaria de Estado da Fazenda, através do Departamento de Controle e Avaliação/Centro Regional de Controle e Avaliação 7, através do relatório de avaliação de contratualização de resultados do AME Catanduva, referente ao período de 01/01/2014 a 31/12/2014, ressaltou que “os serviços de assistência oferecidos pelo AME Catanduva atingiram os objetivos propostos, com atendimento de qualidade, proporcionando resultados satisfatórios à população, ressaltando que a demanda do exercício de 2014 foi superior à oferta dos serviços”.

             O AME foi criado com a missão de atuar como um centro de diagnóstico multiprofissional de média complexidade e com a finalidade de atender, com seus recursos humanos e técnicos, aos usuários do SUS. Atualmente a Unidade oferece atendimento ambulatorial que compreende primeira consulta, interconsulta, consultas subsequentes (retornos), procedimentos terapêuticos realizados por especialidades não médicas, cirurgias ambulatoriais e serviços de apoio diagnóstico e terapêutico externo.

             A unidade conta com uma equipe multiprofissional integrada, composta de 92 colaboradores (áreas de enfermagem, nutrição, recepção, farmácia, call center, assistência social, psicologia, fisioterapia etc.), além da prestação de serviços médicos, por meio de contrato firmado entre as partes, que auxiliam na recuperação física e emocional do usuário. Dispõe de 42 consultórios destinados às consultas médicas (18 especialidades), não médicas (05 especialidades) e exames, além, de duas salas cirúrgicas. Todos os municípios recebem cotas para agendamento em diversas especialidades. Estas cotas são disponibilizadas pelo AME ao Departamento Regional de Saúde – DRS-XV que, por sua vez, distribui entre os municípios pertencentes à regional.

             O AME Catanduva enfrenta um desafio que é comum a outros equipamentos de saúde: o absenteísmo de pacientes, ou seja, casos de pessoas que marcam consultas, mas não comparecem na data agendada. O índice de absenteísmo gira em torno de 11 a 18%, exceto cirurgias. Para combater o problema e evitar ociosidade de vagas foi lançado o projeto AME ao próximo, cujas ações consistem em intensificar o contato prévio com pacientes, por meio de ligação telefônica, para obter confirmação do comparecimento; transmitir vídeos educativos nas tevês da unidade; distribuir folhetos em Unidades de Saúde e orientar individualmente e utilizar camisetas do projeto – os colaboradores – duas vezes por semana, visando chamar a atenção para o assunto.

             A Política de Humanização do AME Catanduva está dividida em Pesquisa de Satisfação e Serviço de Atenção ao Usuário (SAU). As pesquisas são realizadas por meio de entrevistas, destacando-se a variável “ótimo/bom” como a mais indicada pelos usuários, enfatizando que 100% da amostra avaliou, com nota máxima, o item “conforto do ambiente”. O tempo entre o atendimento no Posto de Saúde e a realização da consulta no AME foi muito criticado pelos pacientes. Deve-se ressaltar que a gestão da fila e dos agendamentos das consultas é de responsabilidade dos municípios e apesar do problema apontado, 100% dos entrevistados disseram que indicariam o AME Catanduva a seus familiares e amigos.

             Com relação ao Serviço de Atenção ao Usuário, o AME possui um local adequado para atendimento e recebimento de queixas, que garante privacidade, além de urnas dispostas em todos os setores da unidade, com o objetivo de colher ideias, sugestões e críticas. Semanalmente, a assistente social recolhe os formulários preenchidos, encaminhando-os à gerente administrativa, que os despacha para cada responsável indicado. Ao final do mês é elaborado um relatório compilado com todos os elogios, sugestões e reclamações, incluindo as respostas para cada apontamento. Segundo pesquisa realizada com pacientes e/ou acompanhantes foi observado que os recepcionistas e enfermeiros atendem bem aos usuários, que os médicos os instruem adequadamente e que os exames necessários são realizados “A percepção geral acerca da Entidade foi positiva”, ressalta o relatório.

             O AME Catanduva dispõe de uma área total construída de 2.671,01 m2, composta por dois pisos em um terreno de 12.089,72m2. No tocante à acessibilidade, a unidade disponibiliza pisos com faixas coloridas (para facilitar a localização dos serviços e orientação de pessoas com baixa visão), rampas antiderrapantes, telefone público para portadores de necessidades especiais, além de cadeiras de rodas e macas para pacientes que apresentam algum tipo de dificuldade na locomoção.

             Boas práticas visando à eficiência na gestão, controle dos recursos públicos e qualidade de vida dos colaboradores/usuários são adotadas pelo AME, tais como realização de palestras com temas sugeridos pelos colaboradores e em sintonia com o momento; preservação e plantio de árvores – distribuição de mudas com nome e folhetos informativos acerca do plantio e cuidados; comemoração do dia dos pais, mães e distribuição de cartões de aniversário; transmissão, em tempo integral, de vídeos educativos/informativos na área da saúde; existência de espaço kids na seção de Neuropediatria; utilização de lâmpadas fluorescentes e afixação de avisos nos interruptores visando à economia de energia; distribuição de squeezes, promovendo a redução drástica da utilização de copos descartáveis e, por conseguinte, da produção de lixo; campanhas do agasalho e de conscientização – Setembro Vermelho, Outubro Rosa e Novembro Azul; coleta seletiva de lixo e Projeto Meio Ambiente.

             A gerente administrativa Renata Rocha Bugatti disse que a excelente avaliação é resultado do trabalho de toda a equipe e do apoio recebido da Fundação Padre Albino e da Secretaria de Estado da Saúde.

 

4anosame

Sobre o AME

Suas atividades tiveram início em 20 de junho de 2012.

O AME Catanduva oferece consultas com médicos especialistas, exames e cirurgias. São serviços de qualidade exclusivamente aos usuários do SUS – Sistema Único de Saúde, num só lugar, priorizando o bem estar de cada um; seu atendimento é direcionado aos 19 municípios do colegiado de Catanduva. CONTINUAR LENDO >>

Encontre o AME

Rua Cascata, 825 - Parque Iracema
      Catanduva - SP, 15809-090

(17) 3311-1100

contato@amecatanduva.com.br

Seg - Sex 7h - 19h30min

SELO ONA teste.png