Eventos

Mobilização contra Dengue no AME Catanduva

 No dia 16 de outubro, o Ambulatório Médico de Especialidades/AME Catanduva, sob gestão da Fundação Padre Albino, promoveu mobilização para o combate à dengue nas áreas internas e externas da unidade. As vistorias realizadas pelos colaboradores são rotineiras e nesta data o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) e o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) da Fundação Padre Albino, a administração do AME e a Equipe Municipal de Combate ao Aedes aedypti (EMCAa) acompanharam a ação. 

 

Como combater o mosquito

 O mosquito da Dengue também transmite Chikungunya, Febre Amarela e o vírus Zika. Mobilize sua família e elimine a água parada, ajudando, assim, a combater os focos que podem virar criadouro do Aedes aegypti. 

 

Cuidados Gerais 

Prevenção/Proteção 

· Utilize telas em janelas e portas, use roupas compridas – calças e blusas – e, se vestir roupas que deixem áreas do corpo expostas, aplique repelente nessas áreas. 

· Fique, preferencialmente, em locais com telas de proteção, mosquiteiros ou outras barreiras disponíveis. 

 

Cuidados 

· Caso observe o aparecimento de manchas vermelhas na pele, olhos avermelhados ou febre, busque um serviço de saúde para atendimento. 

· Não tome qualquer medicamento por conta própria. 

· Procure orientação sobre planejamento reprodutivo e os métodos contraceptivos nas Unidades Básicas de Saúde. 

 

Informação 

 O Aedes aegypti é um mosquito doméstico. Ele vive dentro de casa e perto do homem. Com hábitos diurnos, o mosquito se alimenta de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. A reprodução acontece em água limpa e parada, a partir da postura de ovos pelas fêmeas. Os ovos são colocados e distribuídos por diversos criadouros. 

Em menos de 15 minutos é possível fazer varredura em casa e acabar com os recipientes com água parada – ambiente propício para procriação do Aedes aegypti. Veja as principais orientações: 

 

Cuidados dentro das casas e apartamentos 

· Tampe os tonéis e caixas d'água; 

· Mantenha as calhas sempre limpas; 

· Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo; 

· Mantenha lixeiras bem tampadas; 

· Deixe ralos limpos e com aplicação de tela; 

· Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia; 

· Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais; 

· Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa. 

 

Área externa de casas e condomínios 

· Cubra e realize manutenção periódica de áreas de piscinas e de hidromassagem; 

· Limpe ralos e canaletas externas; 

· Atenção com bromélia, babosa e outras plantas que podem acumular água; 

· Deixe lonas usadas para cobrir objetos bem esticadas para evitar formação de poças d'água; 

· Verifique instalações de salão de festas, banheiros e copa. 

 

Denuncie focos do Aedes aegypti (3531-9200) EMCAa 

 Quando o foco do mosquito é detectado e não pode ser eliminado pelos moradores, como em terrenos baldios ou lixo acumulado na rua, a Secretaria Municipal de Saúde deve ser acionada para remover os possíveis criadouros.

 

Organize mutirão de combate ao Aedes aegypti. 

 A mobilização da sociedade é fundamental para vencer a luta contra o mosquito. Convoque sua família e seus vizinhos para essa batalha. 

 

Não se automedique e busque as unidades de Saúde.

 É essencial que ao sentir os sintomas não seja feita automedicação; isso pode ser vital para sua vida. Sempre busque acompanhamento médico. Outra ação necessária é buscar unidades de saúde, pois assim o setor da prefeitura fica sabendo quem está com o vírus e pode atuar por meio de sua equipe de campo, ações de limpeza e pulverização nos domicílios próximos a sua casa evitando o contágio. Sem esta informação o setor acaba tendo seu trabalho comprometido. 

I
II
III

Sobre o AME

Suas atividades tiveram início em 20 de junho de 2012.

O AME Catanduva oferece consultas com médicos especialistas, exames e cirurgias. São serviços de qualidade exclusivamente aos usuários do SUS – Sistema Único de Saúde, num só lugar, priorizando o bem estar de cada um; seu atendimento é direcionado aos 19 municípios do colegiado de Catanduva. CONTINUAR LENDO >>

Encontre o AME

Rua Cascata, 825 - Parque Iracema
      Catanduva - SP, 15809-090

(17) 3311-1100

contato@amecatanduva.com.br

Seg - Sex 7h - 19h30min

SELO ONA teste.png