Dicas de Saúde

Doenças Cardiovasculares - Setembro Vermelho

 

As doenças cardiovasculares são as principais causadoras de morte mundialmente. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), ocorrem 300 mil mortes por ano e estão acometendo cada vez mais pessoas na idade jovem.

Essas doenças afetam o sistema circulatório, ou seja, vasos sanguíneos e coração, e estão muitas vezes relacionadas a fatores não modificáveis como predisposição genética,  contribuição dos maus hábitos de vida da população, alimentação rica em gorduras,  sedentarismo,  tabagismo,  obesidade,  diabetes e hipertensão arterial. Todos esses fatores aumentam consideravelmente o risco de problema cardíaco futuro.

Dentre as principais doenças destacam-se o IAM (Infarto Agudo do Miocárdio), doença vascular periférica, AVC (Acidente Vascular Cerebral), morte súbita, arritmias e insuficiência cardíaca.

Os sintomas cardiovasculares são variáveis e estão normalmente associados aos tipos de doenças que o indivíduo tem. Normalmente, os sintomas só começam a aparecer em fases em que a doença já está instalada.

A prevenção é o melhor modo de evitar o aparecimento de tais doenças. Para nos prevenirmos, devemos realizar avaliação cardiológica anualmente, não fumar, ter alimentação saudável evitando consumo de gorduras, consumir pouco sal, prática de atividade física regular, redução de peso, monitoração da pressão arterial,  controle de colesterol, diminuir ou cessar a ingestão alcoólica.  Para cada doença cardiovascular existem diferentes tipos de tratamento, sendo de fundamental importância a visita ao especialista para uma avaliação adequada e indicação da melhor conduta.

Desenvolver um papel preventivo multidisciplinar e monitorar continuamente os fatores de risco constituem-se na melhor e mais importante prevenção para as doenças cardiovasculares.

 

Dra. Marcela Dias Azem - Cardiologia
CRM  145065

 

Sobre o AME

Suas atividades tiveram início em 20 de junho de 2012.

O AME Catanduva oferece consultas com médicos especialistas, exames e cirurgias. São serviços de qualidade exclusivamente aos usuários do SUS – Sistema Único de Saúde, num só lugar, priorizando o bem estar de cada um; seu atendimento é direcionado aos 19 municípios do colegiado de Catanduva. CONTINUAR LENDO >>

Encontre o AME

Rua Cascata, 825 - Parque Iracema
      Catanduva - SP, 15809-090

(17) 3311-1100

contato@amecatanduva.com.br

Seg - Sex 7h - 19h30min

negativo, fpa e estado.png

SELO ONA teste.png